

A Escolinha de Futebol Menina Olímpica atende 144 meninas de 5 a 17 anos
Pioneira no fomento ao futebol entre as crianças e adolescentes no Ceará, a Associação Menina Olímpica tem muito o que comemorar. Patrocinada pelo Grupo Dass, a Escolinha de Futebol que leva o mesmo nome da entidade, vem investindo desde o ano passado, na iniciação ao esporte e ajudando no desenvolvimento de 144 meninas, entre 5 e 17 anos.
Mais do que o desempenho com a bola nos pés, a grande vitória delas em 2022, foi dentro das salas de aula, com a melhora das notas escolares e no comportamento. “O diferencial do projeto é a melhora das alunas na escola. Recebemos muitos relatos de mães contando que suas filhas evoluíram como alunas e como pessoas”, comenta o coordenador técnico, Francisco Chagas Ferreira de Sousa.

A escolinha atende meninas da rede pública de ensino em dois núcleos, nas cidades de Fortaleza e Maracanaú. Em campo, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e coordenação motora, as atletas aprendem valores importantes como determinação, disciplina, respeito e trabalho em equipe. “O mais importante é ver a satisfação das alunas e familiares com o trabalho desenvolvido pelos profissionais que estão na linha de frente. E hoje, temos uma lista de espera de mais de 20 meninas”, reforça Chagas.
Em 2023, o objetivo é formar duas equipes femininas de base, uma Sub-15 e uma Sub-17. Além disso, a Escolinha de Futebol Menina Olímpica dará continuidade ao trabalho de iniciação com crianças a partir de 5 anos. “Esse trabalho com essa faixa etária é único no Brasil, já que as escolas de esportes têm o início aos 8 anos de idade”, destaca Chagas.
Este projeto viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, conecta o propósito de sustentabilidade do Grupo Dass, estimulando e promovendo o esporte, a saúde e a educação, reforçando ainda o estímulo à diversidade e o protagonismo feminino nas localidades em que estamos inseridos.
