De acordo com alguns indicadores, tais como as políticas de gênero, incluindo as pessoas com deficiência, pegadas de carbono, o voluntariado corporativo, direitos humanos e relatórios de sustentabilidade com as diretrizes GRI e ISO 26000, o Brasil é o país mais inclinado para a sustentabilidade na América Latina, seguido pela Argentina em segundo lugar. Cada um destes aspectos também contém indicadores específicos para o compromisso e envolvimento com as partes interessadas, o crescimento econômico, comportamento ambiental, práticas trabalhistas e ética de trabalho, e indicadores de desempenho de responsabilidade para o desenvolvimento de produtos.
Crescendo com Respeito
Com esse objetivo, assumimos o desafio de produzir nossos produtos localmente, empregando mais de 16.000 pessoas em conjunto de todas as nossas unidades em Brasil como em Argentina, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da região.
“Crescendo com Respeito” é o nosso lema. Por esta razão, promovemos uma estratégia de negócios que leva em conta os três pilares da sustentabilidade; cuidado ambiental, crescimento econômico e desenvolvimento social:
Crescimento Econômico
Este pilar é baseado na capacidade de rentabilidade. Ao longo de nossos relatórios contábeis detalhamos exaustivamente um crescimento econômico sustentável para a Dass.
Cuidado ambiental
O Grupo Dass alinhado à sua Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), tem como compromisso garantir um gerenciamento eficaz dos aspectos ambientais e prevenir possíveis impactos ambientais negativos de seu processo produtivo.
Nossas unidades produtivas possuem Comitês de Sustentabilidade, com o objetivo de buscar novas práticas sustentáveis, tais como:
- Redução na geração de resíduos nas fábricas, através da aplicação de novas tecnologias (ex.: máquinas de corte à laser);
- Redução do envio de resíduos a aterros através de práticas de coleta seletiva, parcerias com cooperativas de reciclagem, reutilização no processo produtivo, co-processamento, entre outras;
- Reutilização de água (ciclo fechado) no processo produtivo;
- Aproveitamento de água chuva para descargas de sanitários e jardinagem;
- Aproveitamento de efluentes (sanitários) após tratamento para jardinagem;
- Reciclagem de solventes utilizados;
- Substituição gradativa de adesivos à base de solvente por adesivos à base d’água na produção;
- Resíduos de madeira são utilizados para a recuperação de energia, no abastecimento de caldeiras;
Desenvolvimento Social
Dentro do pilar de desenvolvimento social, nossos programas de desenvolvimento humano atingem, além de nossos colaboradores diretamente, também seus filhos e a própria comunidade, através de programas estruturados e ajustados de acordo com cada realidade local onde o Grupo está inserido. Seja pelo esporte, pela arte ou pelo estudo, a Dass chega a todos esses públicos abrindo-lhes o apetite por melhoria da condição pessoal e de sua qualidade de vida no contexto da sua comunidade de trabalho e convívio.
Busca-se, incessantemente, localizar em cada comunidade os PCD´s (Pessoas com Deficiência – conceito MTB) para preenchimento de vagas. Chega-se, em algumas cidades, ao esgotamento da disponibilidade desses candidatos.
Um terço dos funcionários é caso de primeiro emprego. Isso representava, no final do ano, que cerca de 3 mil pessoas estão acessando ao mercado de consumo pela primeira vez, através de nossa atividade. A Dass é uma indústria intensiva de mão de obra e cumpre com satisfação seu papel de porta de entrada para muitos cidadãos brasileiros e argentinos, onde gera-se empregos.