

A partir de sua estratégia de Sustentabilidade e acompanhando as mudanças sociais contemporâneas que impactam as relações interpessoais e o mercado de trabalho, equidade racial, mulheres protagonistas, gerações, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+ são temas abordados pela empresa junto a seus públicos
Entendendo a inclusão, a equidade e a diversidade como uma pauta contemporânea de grande importância e relevância no contexto organizacional, o Grupo Dass está lançando seu Programa de Inclusão, Equidade e Diversidade. Com o tema Somos a soma de diversas realidades: respeito, inclusão e diversidade fazem parte da nossa identidade, a empresa se posiciona em favor da diversidade, entendendo que esta afeta todos os fatores de construção social, como: pessoas com deficiência (PCD), equidade racial, mulheres protagonistas, gerações e LGBTQIA+.
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, frentes que envolvem os temas ligados à inclusão, equidade e diversidade vão além do respeito. De acordo com a gerente de Recursos Humanos – Operações, Lidiane Garbuglio, com tantas mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, imersos a um contexto de incerteza, a saída é a diversidade.
“O Grupo Dass, tem em sua cultura o indivíduo como o centro de valor de suas operações e busca neste contexto conectar o propósito de cada um à missão da organização. Na construção constante de um ambiente em que cada um tem a liberdade de ser o que é, e a partir disto, contribuir com o crescimento do meio em que estamos inseridos, sem dúvida, uma empresa que tem em sua marca a valorização das pessoas, constrói com a inclusão, a equidade e a diversidade um ambiente mais plural, com segurança psicológica, e ainda promove o bem-estar e o protagonismo de seus colaboradores”, contextualiza Lidiane.
O tema “Trabalho digno, inclusão social e diversidade” foi um dos escolhidos pelo Grupo Dass em seu Plano Estratégico de Sustentabilidade 2022 – 2030. Está diretamente relacionado aos Pilares Estratégicos de Sustentabilidade, que versam sobre oferecer as melhores soluções em artigos esportivos sustentáveis para o século XXI, gerando impactos positivos para as pessoas, o planeta e a vida na Terra; além de tratar a estratégia competitiva do Grupo Dass e a possibilidade de diferenciação no mercado.
Cada vez mais, os profissionais escolhem atuar em empresas que estejam alinhadas com os seus valores, propósito e que tenham compromisso com o desenvolvimento de ações para um mundo melhor. Estar atento à promoção da diversidade e da inclusão é, também, abrir o leque para atrair talentos e profissionais ainda mais qualificados e abertos à troca de experiências e da percepção de realidades diferentes das suas. Segundo a gerente de Recursos Humanos – Varejo e Serviços, Glauce Sanches, os profissionais estão cada vez mais seletivos não só mais em busca de carreira, benefícios e salários, mas sim de empresas que estejam alinhadas com seu propósito e que vivam isso verdadeiramente na prática.
“O papel de Recursos Humanos é fundamental para fomentar esse olhar e sensibilidade em toda a organização, quanto aos benefícios em ter uma equipe diversa e inclusiva, entendendo que é papel de todos, seja no mundo corporativo ou na vida pessoal”, destaca Glauce.
Inclusão e Cultura
Dois importantes pilares do Programa de Inclusão, Equidade e Diversidade estão recebendo maior atenção internamente, são: a inclusão e a cultura. Essas frentes vêm sendo trabalhadas com a sensibilização e a capacitação de gestores e descendo até os diferentes níveis de colaboradores. Alguns movimentos internos já foram feitos, como a “Jornada de Letramento em Diversidade, Equidade e Inclusão”, com o apoio de uma consultoria externa, e voltada para profissionais de Recursos Humanos; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Comunicação Corporativa.

Outras ações estão em desenvolvimento, como: o “Workshop Liderança Inclusiva”, destinada para todos os gestores do Grupo Dass; as campanhas e ações de comunicação interna, que visam estimular a abordagem dos assuntos de diversidade e de inclusão; a Jornada Educacional da Diversidade Equidade e Inclusão, com a gravação de 15 videoaulas, divididas em três temáticas que tratam conteúdos acerca dos “Vieses Inconscientes”, “Diversidade, Equidade e Inclusão” e “A comunicação não violenta como ferramenta inclusiva”, que serão disponibilizadas no Educa Dass – plataforma de educação corporativa do Grupo Dass voltada para desenvolvimento dos colaboradores –, e no canal do YouTube para fortalecimento do tema junto a todos os colaboradores e a comunidade externa.
Além disso, entre outras frentes, estão sendo realizadas capacitações para sensibilização das lideranças das unidades produtivas da Companhia, como gestores diretos e monitores (padrinhos e madrinhas) que irão receber os colaboradores com deficiência; e ainda um plano de ação por unidade, em que serão mapeados os movimentos locais específicos, de acordo com a cultura e as características locais, com a proposta de novas atividades em cada localidade.
Cartilha de Inclusão, Equidade e Diversidade
Empenhado em fomentar ambientes cada vez mais equitativos e inclusivos, no mês de julho, o Grupo Dass, também lança sua Cartilha de Inclusão, Equidade e Diversidade, que busca orientar, capacitar e educar os colaboradores de suas unidades, escritórios e lojas para relações saudáveis e de respeito às pessoas em sua totalidade.
Neste documento, estão descritos os cinco pilares do Programa de Inclusão e Diversidade Dass, que visam ajudar a transformar a realidade da Companhia em um ambiente cada vez mais equitativo e inclusivo: equidade racial, mulheres protagonistas, gerações, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+. Portanto, a Cartilha vem para auxiliar as pessoas a entenderem melhor cada um destes pilares e a influência desses temas na cultura e no dia a dia de cada indivíduo.
Clique aqui e acesse a Cartilha completa no site do Grupo Dass.
A Dass acredita que a informação e o conhecimento são fundamentais para que seja criado em conjunto ambientes cada vez mais acolhedores, sem discriminação e preconceito, com pessoas mais conscientes, felizes e empoderadas em suas atividades.